Roteiro

Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Título do Filme
Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Glossário
Argumento: ideia ou projeto que será desenvolvido no roteiro, conta de uma forma objetiva aonde o filme pretende chegar.
Atores e Personagens: pessoas e entidades que interagem no roteiro.
Cena: situação específica, delimitada no tempo e no espaço, onde há uma interação entre personagens com algum propósito.
Cenário: a descrição do cenário remete à situação existente e o ambiente em que se insere o desenrolar do filme.
Capítulo: subdivisão do roteiro, agregada conforme a continuidade do movimento entre cenas no desenrolar do filme
Decupagem: planejamento da filmagem e dos detalhes de execução do roteiro.
Argumento
Cada vez mais governos no mundo têm revolucionado a forma como prestam serviços ao cidadão, o que tem sido chamado de Governo 2.0. O Governo Brasileiro tem investido em uma infraestrutura para facilitar a busca e o reuso de dados públicos para facilitar o aproveitamento pela sociedade e criar um ecossistema econômico baseado na utilização desses dados.
Inicia o desenvolvimento criando uma atmosfera de trabalho em conjunto com os cidadãos interessados e age de diversas formas: lança uma Instrução Normativa para publicação de Dados Abertos e institucionalização da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, cria um plano de capacitação sobre como publicar dados nesses novos paradigmas e como agregar semântica a esses dados, lança um conjunto de guias para orientar os interessados em publicar e reutilizar dados abertos etc.
Essas ações, convergem, ao fim, em um portal de referência para acesso aos dados do governo. O portal é não só um local de consulta a dados, mas um centralizador de conhecimento sobre governo aberto.
Atores e Personagens
Personagens PrincipaisComitê Gestor da INDA
- GT1 da INDA
- GT2 da INDA
- GT3 da INDA
- GT4 da INDA
- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG
- Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI
- Secretaria Executiva do MPOG - SE
Coadjuvantes- Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - Dataprev
- Controladoria Geral da União - CGU
- Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
- Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias - NEMO
- Secretaria Especial de Informática do Senado - PRODASEN
- Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência - SAE
- Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO
- Transparência Hacker - THacker
- World Wide Web Consortium - W3C Brasil
- Open Knowledge Foundation - OKFN
Elenco de Apoio Técnico- Escola Nacional de Administração Pública - ENAP
- Escola de Administração Fazendária - ESAF
- Instituto Legislativo Brasileiro - ILB
- Universidade Correios - Unicorreios
Participação especial- Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão
- Secretário de Logística e Tecnologia da Informação
- Presidenta da República
Cenário
Nos últimos 2 anos, o Brasil e o mundo entraram em uma nova era de Governo Eletrônico. Governos do mundo, de países desenvolvidos ou em desenvolvimento se posicionaram a favor de uma revolução na
forma como o governo faz uso dos meios digitais para beneficiar cidadãos, criando novos paradigmas de prestação de serviços e acesso à informações, provocando a criação de uma Infraestrutura Nacional de Dados Abertos.
No Brasil, os conceitos de Governo 2.0 e dados abertos ainda estão amadurecendo, modelos de licenciamento de dados são inexistentes e um modelo de licença pública de marca foi recém criada.
Em meados de 2010 foi recrutado um time de especialistas para trabalhar exclusivamente com o tema Dados Abertos, dentro das atribuições da SLTI, órgão central do SISP.
No início de 2011, o Brasil foi convidado a participar e liderar, ao lado dos Estados Unidos, o Open Government partnership, OGP. O OGP é um programa internacional com objetivo de criar metas para as nações do mundo se tornarem governos mais abertos.
No caso do Brasil, há uma grande cultura de publicação de dados por parte das organizações públicas, no entanto essas publicações não seguem estritamente os princípios de dados abertos, estarem em formatos brutos e processáveis por máquina. Os investimentos em Tecnologia da Informação foram despriorizados nas últimas décadas e agora o governo corrige lentamente o cenário de TI.
O atual cenário da educação do Brasil é desfavorável, uma grande parcela da população não está preparada para lidar com as possíveis publicações massificadas de dados. Por outro lado, existe uma grande expectativa sobre o ecossistema criado em cima da plataforma de dados publicados pelo governo.
ROTEIRO
Marcos no tempo
CAPÍTULO I - A CRIAÇÃO DA INDA
PRODUTOS DESENVOLVIDOS NESSA PARTE:
Produto / atividade | Data |
---|
Curso de publicação de dados abertos | 23/09/2010 |
Elaboração do Marco Normativo (Decreto) | 17/11/2010 |
Lançamento do projeto de Dados Abertos Governamentais no evento W3C e-gov Brasil | 22/11/2010 |
Workshop / 1º Ciclo de Planejamento da INDA | 08/03/2011 |
WIKI de desenvolvimento colaborativo da INDA | 11/03/2011 |
Preparação da infraestrutura de trabalho | 16/03/2011 |
Curso Básico de Modelagem Conceitual e Ontologias | 23/03/2011 |
Pesquisa de ferramentas de dados abertos | 13/04/2011 |
Catálogo de dados públicos | 28/04/2011 |
Lançamento do Piloto de Dados Abertos do SICAF | 11/05/2011 |
Lançamento da INDA no CONSEGI | 11/05/2011 |
Folder v1.0 | 11/05/2011 |
Modelo de Gestão da INDA - Plano de projeto | 06/06/2011 |
Versão alpha do Portal Brasileiro de Dados Abertos - dados.gov.br | 10/06/2011 |
Estratégia da INDA - Planejamento estratégico | 14/06/2011 |
Workshop de introdução à engenharia de ontologias e web semântica | 13/07/2011 |
Modelo de maturidade de dados abertos | 22/07/2011 |
Curso avançado de engenharia de ontologias | 28/07/2011 |
ANO DE 2010
CENA 1 - POLÍTICA DE DISSEMINAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES
Em junho, a SLTI apresenta pela primeira vez a chamada Política de disseminação de dados e informações no SISP, que explica elementos desejáveis em um portal de dados abertos. Simultaneamente, a secretaria presta um serviço de consultoria à Dataprev.
CENA 2 - CURSO DE PUBLICAÇÃO DE DADOS ABERTOS NA WEB
Em setembro, em parceria com o W3C Brasil, a SLTI lança o curso Publicação de Dados Abertos na Web, para orientar técnicos do governo nos novos padrões de dados abertos. Nesse período, também é conduzido um workshop para orientar as questões gerenciais da publicação de dados abertos, juntamente com o lançamento do roteiro de abertura de dados.
CENA 3 - 10/2010 - BLOG DA DATAPREV
Em outubro a Dataprev lança o blog de dados abertos, sua primeira iniciativa para a publicação de dados da previdência social. Essa ação vem com um diferencial: a Dataprev pretende ouvir a sociedade para discutir quais dados são mais interessantes ao cidadão, para que esses sejam priorizados
CENA 4 - 11/2010 - POLÍTICA DE DISSEMINAÇÃO E PROVA DE CONCEITO
Em novembro, inicia o desenvolvimento de um Decreto para orientar a publicação de dados abertos no governo federal. Em seguida, lança o projeto de dados abertos no evento W3C e-gov Brasil, ocasião em que apresenta uma prova de conceito, usando tecnologias da web semântica para representar os dados de compras governamentais do Comprasnet. Coloca sua posição sobre como os dados devem ser publicados: ao invés de disponibilizar todos os dados de uma vez, o governo deve trabalhar em harmonia com a sociedade para priorizar os dados mais importantes.
CORTA PARA:ANO DE 2011
MARÇO DE 2011CENA 5 - 01/03/2011 - WORKSHOP DE PLANEJAMENTO DA INDA
Os colaboradores da INDA se encontram na ESAF para realizar o I Workshop de Planejamento da INDA. São criados os 4 grupos de trabalho da INDA, e especificados os principais marcos, produtos e cronogramas para cada GT. A INDA é criada com uma estrutura colaborativa de participação totalmente aberta, não é necessário que o participante seja servidor ou empregado público. Essa ação foi feita propositalmente para aproximar o diálogo entre cidadão e governo.
O planejamento é colocado no planejamento estratégico da SLTI e na Estratégia Geral de TI - EGTI 2011/2012.
Fotografia:
o evento dá uma maior visibilidade à iniciativa de Dados Abertos do governo federal e traz pessoas para a composição inicial dos Grupos de Trabalho.
CENA 6 - 16/03/2011 - WIKI DE DESENVOLVIMENTO DA INDA
O coordenador e os colaboradores do GT3, distribuídos no Brasil, passam a semana pesquisando as ferramentas necessárias para possibilitar a colaboração distribuída e irrestrita do projeto de desenvolvimento da INDA, a ferramenta destacada foi a WIKI, aonde o projeto é documentado e todos podem colaborar de forma assíncrona.
Fotografia:
A sociedade e os potenciais novos participantes percebem a Wiki como um instrumento de transparência e colaboração no processo de desenvolvimento da INDA.
CENA 7 - 23/03/2011 a 01/04/2011 - CURSO DE INTRODUÇÃO A MODELAGEM CONCEITUAL E ONTOLOGIAS
Alguns colaboradores e parceiros da INDA participam de capacitação de introdução à Modelagem Conceitual e Ontologias, realizado em parceria com o Prodasen.
ABRIL DE 2011CENA 8 - 13/04/2011 - PESQUISA DE FERRAMENTAS DE DADOS ABERTOS
O GT3, em sua pesquisa de ferramentas de dados abertos, incorpora em sua pesquisa o relatório do estado da arte do projeto Linked Open Data BR, catalogando diversas ferramentas para tratamento e publicação de dados.
CENA 9 - 28/04/2011 - CATÁLOGO DE DADOS PÚBLICOS
O GT2 dá início à seu levantamento de dados publicados pelo governo na Web, quando estabelece em uma reunião com a CGU, a parceria para realização dessa pesquisa.
MAIO DE 2011
CENA 10 - 11 a 13/05/2001 - IV CONSEGI - DADOS ABERTOS PARA DEMOCRACIA NA ERA DIGITAL
A SLTI participa do IV Congresso Internacional de Software Público e Governo Eletrônico - CONSEGI na ESAF, onde anuncia o projeto piloto de publicação de dados abertos do SICAF, realiza uma reunião de acompanhamento, no qual discute e anuncia seu plano de trabalho, lança o folder da INDA, e participa de um debate sobre políticas de incentivo à abertura de dados governamentais e desenvolvimento.
Fotografia:
Atores do governo e da sociedade civil tẽm uma interação muito harmônica durante o congresso. Na cena, é perceptível que o governo iniciou esforços para atender à demanda do cidadão. E que já existem resultados plausíveis disso, a INDA ganha destaque e responsabilidade.
JUNHO DE 2011CENA 11 - 06 e 07/06/2011 - INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA INDA
O Coordenador do GT1 reune-se com o os Colaborares do GT1 para a criação do plano de projeto e da estratégia da INDA. Desas reuniões resultam parte do documento do Planejamento Estratégico, onde consta análise SWOT do projeto, o documento de riscos do projeto, e a transformação do plano de trabalho em plano de projeto. O GT1 encontra dificuldade no desenvolvimento dos produtos pois, colaboradores com perfil de gestão costumam estar no topo da hierarquia de suas organizações e terem pouco tempo para participar de outros projetos
CENA 12 - 10/06/2011 - I SPRINT DE DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DADOS.GOV.BR
O Coordenador do GT3 mobiliza os participantes da INDA com conhecimentos em programação para realizar o primeiro sprint de desenvolvimento do portal brasileiro de dados abertos: dados.gov.br. Atores governamentais e não governamentais se unem para prover as funcionalidades básicas do portal, que vira notícia no blog da Open Knowledge Foundation. O desenvolvimento conta, ainda, com o apoio de desenvolvedores da ferramenta CKAN de catalogação de conjuntos de dados abertos. Corinto tentou participar mas suas funções o impediram, ligou para a equipe e se emocionou fortemente ao saber das realizações do dia.
Fotografia:
O governo demonstra de forma marcante que a INDA é um projeto colaborativo: sociedade, governo e até um colaborador de outro país participou do primeiro sprint de dados abertos, ocorrido fisicamente em brasília e virtualmente em um canal da OKFN.
JULHO DE 2011CENA 13 - REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DA INDA E SAE
A INDA faz sua reunião de acompanhamento do mês, contando também com a presença do W3C Brasil. Nessa reunião a SAE entra em contato com o Comitê Gestor da INDA para procurar formas de apoio e participação.
CENA 14 - 13/07/2011 - I WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE ONTOLOGIAS E WEB SEMÂNTICA
A SLTI promove o I Workshop de Introdução à Engenharia de Ontologias e Web Semântica e o Curso Avançado de engenharia de ontologias em parceria com o W3C Brasil.
Fotografia:
O Workshop é marcado por um grande número de participantes, presenciais e virtuais. Alguns participantes compartilharam informações do workshop pelo twitter, dando mais destaque ainda a essa iniciativa. Uma pessoa conseguiu até fazer uma pergunta pelo twitter ao palestrante, que foi respondida prontamente.
CENA 15 - 22/07/2011 - MODELO DE MATURIDADE DE DADOS ABERTOS
A coordenação do GT2 inicia junto a seus colaboradores uma pesquisa para geração de um modelo de maturidade de dados abertos, que ainda não existe em nenhum lugar do mundo.
CAPÍTULO II - A INDA SE DESENVOLVE
PRODUTOS DESENVOLVIDOS NESSA PARTE:
Produto / atividade | Data |
---|
Plano de capacitação da INDA | 31/07/2011 |
Segundo ciclo de Planejamento da INDA | 11/08/2011 |
Segundo Sprint de desenvolvimento do Portal Brasileiro de Dados Abertos | 19/08/2011 |
Planejamento de uma Modelagem Conceitual Piloto de Ontologia de Governo (GT Ontologias do W3C) | 25/08/2011 |
Disponibilização do Guia de publicação de dados abertos governamentais em consulta pública | 01/09/2011 |
Documentação Técnica do Piloto Dados Abertos SICAF | 07/09/2011 |
Terceiro Sprint de desenvolvimento do Portal Brasileiro de Dados Abertos | 09/09/2011 |
A SAE inicia participação na INDA | 10/09/2011 |
Plano de ação para Governo Aberto | 15/09/2011 |
Quarta Sprint de desenvolvimento do Portal Brasileiro de Dados Abertos | 30/09/2011 |
I Encontro Nacional de Dados Abertos | 27/10/2011 |
Lei de Acesso à Informação | 18/11/2011 |
Padrões de dados abertos na e-ping e no guia de publicação de dados abertos governamentais | 21/11/2011 |
Lançamento do guia de publicação de dados abertos do governo | 30/11/2011 |
Portal Brasileiro de Dados Abertos - BETA | 31/12/2011 |
JULHO DE 2011CENA 16 - 31/07/2011 - PLANO DE CAPACITAÇÃO DA INDA
Após o curso e o workshop o coordenador e colaboradores do GT4 elaboram o Plano de Capacitação da INDA, visando sensibilizar e capacitar os atores de governo em processo e diretrizes técnicas de abertura de dados e engenharia de ontologias em 2011 e 2012.
AGOSTO DE 2011CENA 17 - 08/2011 - II CICLO DE PLANEJAMENTO DA INDA
Os GTs da INDA realizam seu segundo ciclo de Planejamento, definindo novos produtos, elaborando cronogramas de curto prazo para os produtos em desenvolvimento e definindo responsáveis pelo seu desenvolvimento. A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República ingressa no Comitê Gestor da INDA.
CENA 18 - 02/08/2011 - NEGOCIAÇÕES DE PARTICIPAÇÃO DA SAE
Em uma reunião, SLTI e SAE definem quais as ações da INDA que podem ser apoiados e de que forma isso será feito. A SLTI envia à SAE um ofício convidando sua participação no Comitê Gestor da INDA.
CENA 19 - 25/08/2011 - MODELAGEM CONCEITUAL PILOTO
Os colaboradores do GT4 e integrantes do NEMO participam de reunião do GT Ontologias do W3C Brasil. São planejadas formas de realizar uma modelagem conceitual piloto de uma ontologia de governo segundo a linguagem OntoUML.
CENA 20 - 31/08/2011 - PÁGINA DO PROJETO INDA NO PORTAL DO GOVERNO ELETRÔNICO
É criada a página do projeto INDA no portal do Governo Eletrônico. A página contém informações gerais do projeto, referências para as ferramentas de desenvolvimento e comunicação, e principais produtos da INDA.
Nota de produção:
A filmagem de outras cenas com prioridade sobre esta ocuparam o estúdio na data prevista. Assim, a sua gravação foi reagendada para 07/03/2012.
CENA 21 - 31/08/2011 - LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES DISSEMINADAS DE GOVERNO
Os consultores contratados pela Unesco, por meio da Controladoria-Geral da União (CGU) entregam o levantamento inicial das Informações disseminadas de governo.
Nota de produção:
A dificuldade no processo de contratação dos atores em questão acabou atrasando a filmagem dessa cena. Sua gravação foi reagendada para 09/03/2012.
SETEMBRO de 2011CENA 22 - 01/09/2011 - CONSULTA PÚBLICA DO GUIA DE ABERTURA DE DADOS
A SLTI coloca em consulta pública o guia de publicação de dados abertos da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos. São recebidas valiosas contribuições dos cidadãos, as quais, após análise, são incorporadas ao documento.
CENA 23 - 07/09/2011 - DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DO PILOTO DE DADOS ABERTOS DO SICAF
A SLTI lança a Documentação Técnica do Piloto de Dados Abertos do SICAF. O objetivo é relatar a experiência no desenvolvimento da aplicação, e servir de arquitetura referêncial para que outros órgãos possam implementar soluções de dados abertos.
Nota de produção:
A cena foi gravada, encontra-se em pós-produção, porém será reaproveitada de forma diversa da inicialmente prevista. A documentação técnica do piloto de dados abertos do SICAF foi incorporada ao documento Arquitetura Técnica Referencial da INDA. Este foi regidido e aguarda revisão de um dos colaboradores da INDA para ser lançado em 14/03/2012.
CENA 24 - 09/09/2011 - TERCEIRO SPRINT DO DADOS.GOV.BR
O GT3 realiza o terceiro sprint para desenvolvimento do Portal Brasileiro de Dados Abertos, nessa ocasião conta novamente com apoio da comunidade Transparência Hacker. O Brasil demonstra como sociedade e governo podem fazer juntos ainda mais do que já foi previsto nas teorias de governo 2.0.
CENA 25 - 10/09/2011 - INÍCIO DA PARTICIPAÇÃO DA SAE NA INDA
A SAE inicia sua participação oficial no Comitê Gestor da INDA, após resposta do ofício-convite da SLTI.
OUTUBRO de 2011CENA 26 - 15/09/2011 - PLANO DE AÇÃO PARA GOVERNO ABERTO
A Presidenta da república, Dilma Rousseff, decreta o Decreto Sem Número de 15 de setembro de 2011, que institui o Plano de Ação para Governo Aberto. O plano estabelece uma série de ações que o governo brasileiro fará para se tornar mais aberto. Dentre elas está o lançamento do Portal Brasileiro de Dados Abertos e a INDA.
CENA 27 - 01/10/2011 - A SAE CONTRATA CONSULTOR PARA DESENVOLVER LICENÇA DE DADOS ABERTOS DO GOVERNO BRASILEIRO
A SAE, agora oficialmente parte do Comitê gestor da INDA, viabiliza a contratação de um consultor para realizar o desenvolvimento da licença de dados abertos do governo brasileiro. O consultor inicialmente fará um levantamento de outras licenças semelhantes que embasará a licença brasileira. Nesse momento é realizado uma reunião, com participação do GT1, para planejamento das atividades do consultor.
Nota de produção:
Essa cena foi cortada. O Diretor planeja filmar a contratação de um consultor mas ainda não foi definido de qual forma isso será feito.
CENA 28 - 19/10/2011 - DIRETRIZES DE PROJETO DE URIS DO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO
A SLTI coloca em consulta pública a proposta para as Diretrizes de Projeto de URIs para o Setor Governamental Brasileiro
Nota de produção:
A filmagem de outras cenas com prioridade sobre esta ocuparam o estúdio na data prevista. Assim, a sua gravação foi reagendada para 15/05/2012.
CENA 29 - 20/10/2011 - OPEN GOVERNMENT DATA CAMP
A INDA participa do Open Government Data Camp em Varsóvia, Polônia, trocando experiências sobre dados abertos com participantes de outros países.
Nota de produção:
Esta cena foi cortada do roteiro por falta dos recursos necessários à sua filmagem.
CENA 30 - 27/10/2011 - I ENCONTRO NACIONAL DE DADOS ABERTOS
A INDA promove o I Encontro Nacional de Dados Abertos, onde pessoas interessadas e praticantes de dados abertos no Brasil trocam suas experiências. Palestrantes internacionais vêm trazer ideias e as melhores práticas do que vem sendo realizado em relação ao tema em seus países. É realizada uma Audiência Pública para receber as contribuições da sociedade à minuta da Instrução Normativa de Dados Abertos. No evento, ainda é lançado o Guia para Abertura de Dados.
Fotografia: Destaque para a participação especial da Ministra do Planejamento e do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos na abertura do evento. O encontro é prestigiado por personalidades internacionais em dados abertos. Outros eventos ocorrem paralelamente. Os assuntos tratados no evento entusiasmam as pessoas que têm um primeiro contato com dados abertos. O progresso demonstrado até então renova a confiança daqueles que já conhecem ou participam.
CENA 30 - 31/10/2011 - CURSO BÁSICO DE MODELAGEM CONCEITUAL E ONTOLOGIAS
Colaboradores da INDA participam da segunda edição do curso básico de modelagem conceitual e ontologias.
CENA 31 - 31/10/2011 - CURSO BÁSICO DE MODELAGEM CONCEITUAL E ONTOLOGIAS
Colaboradores da INDA participam da segunda edição do curso básico de modelagem conceitual e ontologias.
Nota de produção:
A filmagem desta cena foi remarcada para 13/02/2012.
NOVEMBRO de 2011CENA 32 - 18/11/2011 - LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
A presidenta da república, Dilma Rousseff, sanciona a lei nº 12.527, conhecida como lei de acesso à informação, que regula o acesso a informações do setor público, por meio de transparência ativa e passiva. A lei é um grande endosso para o movimento de dados abertos brasileiro.
CENA 33 - 30/11/2011 - PADRÕES DE DADOS ABERTOS NA E-PING E NO GUIA DE PUBLICAÇÃO DE DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS
Os colaboradores do GT3 e do GT4 incorporam um conjunto mínimo de padrões e formatos no documento da e-Ping e no guia de publicação de dados abertos governamentais. Valiosas contribuições são incorporadas ao documento e a versão do guia é revisada e publicada na internet.
CENA 34 - 30/11/2011 - DIRETRIZES DE PROJETO DE URIS PARA O SETOR PÚBLICO BRASILEIRO
As contribuições dos cidadãos enviadas na consulta pública são consolidadas na proposta e o documento Diretrizes de Projeto de URIs para o Setor Público Brasileiro é publicado na internet.
Nota de produção:
Esta cena dependia da cena 27, que foi reagendada para maio de 2012, sua nova data de filmagem é 10/07/2012.
DEZEMBRO de 2011CENA 35 - 01/12/2011 - PRIMEIRA VERSÃO DA LICENÇA DE DADOS ABERTOS DO GOVERNO BRASILEIRO - MINUTA
O consultor entrega ao GT1 uma minuta da licença de dados abertos para avaliação. É feita uma reunião pelo GT1 para avaliação e sugestão de mudanças. O consultor então inicia um segundo ciclo de desenvolvimento.
Nota de produção:
Esta cena dependia do apoio pela SAE vislumbrado na Cena 27, que não foi filmada. Portanto, esta também foi cortada do Roteiro. Assim que houver perspectiva de filmagem de cena similar à 27, esta será replanejada.
CENA 36 - 31/12/2011 - PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS - BETA
Colaboradores do GT3 da INDA entregam uma versão beta do Portal Brasileiro de Dados Abertos. O portal recebe grande volume de acessos na internet e é reconhecido pela sociedade brasileira como um grande passo na direção da abertura dos dados de governo.
CÂMERA ABRE O ÂNGULO LENTA E GRADUALMENTE PARA COLOCAR EM PERSPECTIVA A SITUAÇÃO ATINGIDA.
TRANSIÇÃO PARA TELA PRETA.
CORTA PARA:
CAPÍTULO III - INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INDA
PRODUTOS DESENVOLVIDOS NESSA PARTE:
Produto / atividade | Data |
---|
Visita técnica ao Reino Unido | 06/02/2012 |
Segunda edição do curso básico de modelagem conceitual e ontologias | 13/02/2012 |
Workshop de Dados Abertos do Ministério do Planejamento | 02/03/2012 |
Levantamento de informações disseminadas de governo | 09/03/2012 |
Guia técnico de abertura de dados | 14/03/2012 |
Marco Normativo da INDA | 23/03/2012 |
Dados Abertos SICONV | 30/03/2012 |
Plano de ação da INDA | 06/04/2012 |
Conferência Anual da Open Government Partnership | 17/04/2012 |
Lançamento da versão beta 2.0 do Portal Brasileiro de Dados Abertos | 17/04/2012 |
Consulta Pública da Proposta de Diretrizes de Projeto de URIs no Setor Público Brasileiro | 15/05/2012 |
Publicação do documento Diretrizes de Projeto de URIs no Setor Público Brasileiro | 10/07/2012 |
Lançamento do documento Diretivas de Arquitetura Tecnológica da INDA | 17/07/2012 |
JANEIRO de 2012CENA 37 - 31/01/2012 - PLANO DE AÇÃO DA INDA
O Plano de Ação da INDA é publicado, nele constam o modelo e os instrumentos de gestão da INDA, o planejamento estratégico, o histórico e os demais produtos desenvolvidos.
Nota de produção:
A filmagem de outras cenas com prioridade sobre esta ocuparam o estúdio na data prevista. Assim, a sua gravação foi reagendada para 06/04/2012.
FEVEREIRO de 2012CENA 38 - 06/02/2012 - VISITA TÉCNICA AO REINO UNIDO
Um representante da INDA participa de comitiva interministerial para visita técnica ao Reino Unido. A comitiva foi iniciada por parceria da Controladoria Geral da União e o Governo daquele país, muitas experiências são trocadas sobre transparência, dados abertos e boas práticas para envolvimento dos cidadãos com seus governos.
CENA 39 - 13/02/2012 - CURSO BÁSICO DE MODELAGEM CONCEITUAL E ONTOLOGIAS
Colaboradores da INDA e da e-Ping participam da segunda edição do curso básico de modelagem conceitual e ontologias, realizado em parceria com instituto Stela e o professor José Salm Stela.
CENA 40 - 15/02/2012 - LICENÇA DE DADOS ABERTOS É COLOCA EM CONSULTA PÚBLICA
O consultor entrega segunda versão da minuta da licença de dados abertos do governo brasileiro. Nesse momento o documento é colocado em consulta pública.
Nota de produção:
Esta cena dependia da filmagem da Cena 35, que não foi filmada. Portanto, esta também foi cortada do Roteiro. Assim que houver perspectiva de filmagem de cena similar à 35, esta será replanejada.
CENA 41 - 28/02/2012 - PUBLICAÇÃO DO DOCUMENTO DO E-VOG
Documento do e-VoG produzido pelos colaboradores do GT4 da INDA e do GT5 da e-PING é publicado como anexo do e-PING. O documento contém diretrizes, metas e padrões relacionados à interoperabilidade semântica em governo eletrônico.
A cena foi filmada, porém sofreu alguns cortes na pós-produção. Um texto explicativo sobre o e-VoG foi publicado na versão 2012 do documento e-PING, porém não com o escopo inicialmente previsto para a cena (diretrizes e metas). Além disso, como o escopo do e-VoG é diferente do da INDA, apesar de ter algumas interseções, ele será tratado mais detalhadamente em outro filme.
MARÇO DE 2012CENA 42 - 02/03/2012 - WORKSHOP DE DADOS ABERTOS DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO
A SLTI organiza o workshop de dados abertos. O workshop é aberto para participação, mas possui um forte público dos grupos de trabalho de implementação da lei de acesso à informação do Ministério do Planejamento. Os participantes se tornam cada vez mais familiarizados com os conceitos e vantagens da publicação de dados abertos.
CENA 43 - 07/03/2012 - PÁGINA DO PROJETO INDA NO PORTAL DO GOVERNO ELETRÔNICO
É criada a página do projeto INDA no portal do Governo Eletrônico. A página contém informações gerais do projeto, referências para as ferramentas de desenvolvimento e comunicação, e principais produtos da INDA
CENA 44 - 09/03/2012 - LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES DISSEMINADAS DE GOVERNO
Os consultores contratados pela Unesco, por meio da Controladoria-Geral da União (CGU) entregam o levantamento inicial das Informações disseminadas de governo.
CENA 45 - 14/03/2012 - GUIA TÉCNICO DE ABERTURA DE DADOS
A SLTI lança o documento Guia Técnico de Abertura de Dados, visando disseminar orientações técnicas para projetos de abertura de dados. É aproveitada a experiência documentada referente ao desenvolvimento da aplicação de dados abertos do SICAF.
CENA 46 - 23/03/2012 - INSTRUMENTO NORMATIVO DA INDA
A Instrução Normativa sobre dados abertos governamentais é publicada, tornando-se o marco normativo que institucionaliza a INDA. A formalização da INDA traz novos parceiros institucionais e amplia o número de projetos de abertura de dados no governo.
Fotografia:
Com a publicação do instrumento normativo da INDA, o governo torna a iniciativa um projeto institucional e sustentável, dando mais força às políticas que foram criadas no passado.
CENA 47 - 30/03/2012 - Dados Abertos SICONV
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão lança a api de dados abertos do Sistema de Convênios, aproximando-se de milhares de interessados no acesso e uso desses dados.
ABRIL de 2012CENA 48 - 06/04/2012 - PLANO DE AÇÃO DA INDA
O Plano de Ação da INDA é publicado, nele constam o modelo e os instrumentos de gestão da INDA, o planejamento estratégico, o histórico e os demais produtos desenvolvidos.
CENA 49 - 17/04/2012 - CONFERÊNCIA ANUAL DA OGP
Representantes da INDA participam da conferência anual da Open Government Partnership, em Brasília, na qual o governo brasileiro faz o lançamento de seu portal brasileiro de dados abertos (próxima cena)
CENA 50 - 17/04/2012 - PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS BETA 2.0
Colaboradores do GT3 da INDA entregam uma versão completa do Portal Brasileiro de Dados Abertos. O portal é lançado na conferência anual da OGP e contém um catálogo de dados abertos governamentais com uma quantidade considerável conjuntos de dados cadastrados, assim como canais de comunicação para o envio de ideias, sugestões de novos conjuntos de dados a serem abertos e o cadastro de aplicações que utilizam os dados.
Fotografia:
O lançamento desta versão é divulgado como sendo a inauguração do portal e tem uma repercussão positiva na sociedade. O Portal vira notícia em diversos meios de comunicação e o governo é parabenizado pelo sucesso. O novo desafio é garantir a sustentabilidade do portal.
MAIO de 2012CENA 51 - 15/05/2012 - DIRETRIZES DE PROJETO DE URIS DO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO
A SLTI coloca em consulta pública a proposta para as Diretrizes de Projeto de URIs para o Setor Governamental Brasileiro
JUNHO de 2012CENA 52 - 02/06/2012 - LANÇAMENTO DA LICENÇA DE DADOS ABERTOS DO GOVERNO BRASILEIRO
Após a consolidação das contribuições na consulta pública para a licença de dados abertos, ela finalmente é lançada. O evento é realizado com ampla participação da comunidade, e a licença é lançada pela ilustre pessoa da Ministra do Planejamento, Mirian Belchior. A partir deste momento, todos os dados publicados no Portal Brasileiro de Dados Abertos estão automaticamente disponíveis por esta licença por esta licença.
Nota de produção:
Esta cena dependia da cena 35, que não foi filmada. Assim que houver perspectiva de filmagem de cena similar à 35, esta será replanejada.
JULHO de 2012CENA 53 - 10/07/2012 - DIRETRIZES DE PROJETO DE URIS PARA O SETOR PÚBLICO BRASILEIRO
As contribuições dos cidadãos enviadas na consulta pública são consolidadas na proposta e o documento Diretrizes de Projeto de URIs para o Setor Público Brasileiro é publicado na internet.
CENA 54 - 26/07/2012 - PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS BETA 2.0
Colaboradores do GT3 da INDA entregam uma versão completa do Portal Brasileiro de Dados Abertos. O portal contém um catálogo de dados abertos governamentais com uma quantidade considerável de conjuntos de dados cadastrados, assim como canais de comunicação para o envio de ideias, sugestões de novos conjuntos de dados a serem abertos e o cadastro de aplicações que utilizam os dados.
Fotografia:
O lançamento desta versão é divulgado como sendo a inauguração do portal e tem uma repercussão positiva na sociedade. O Portal vira notícia em diversos meios de comunicação e o governo é parabenizado pelo sucesso. O novo desafio é garantir a sustentabilidade do portal.
Nota de produção:
Esta cena mudou e foi adiantada para abril. Agora essa cena fará interação com a nova cena “Conferência Anual da OGP”.
CENA 55 - 31/07/2012 - DIRETIVAS DE ARQUITETURA TECNOLÓGICA DA INDA
É lançado o documento Diretivas de Arquitetura Tecnológica da INDA. A arquitetura compreende o conjunto de diretivas que um órgão necessita implementar para fazer parte da INDA. Exemplo de diretivas: Construção de URI de acordo com normas, disponibilização dos dados seguindo padrões abertos, conceitos modelados com ontologias, Catalogação dos dados publicados no Catálogo do Portal Brasileiro de Dados Abertos, disponibilização dos dados sob a licença de dados abertas do governo brasileiro.
Nota de produção:
Essa cena poderá ser um deja-vu da Cena 45. O Documento Arquitetura Técnica Referencial pode ser um insumo ou anexo para a produção deste.
CORTA PARA:
CAPÍTULO IV - O NOVO CICLO DA INDA
PRODUTOS DESENVOLVIDOS NESSA PARTE:
Produto / atividade | Data |
---|
Terceiro Ciclo de Planejamento da INDA | 29/08/2012 |
AGOSTO DE 2012CENA 56 - 29/08/2012 - TERCEIRO CICLO DE PLANEJAMENTO DA INDA
O Comitê Gestor da INDA organiza o Terceiro Ciclo de Planejamento da INDA, nele novos marcos são visualizados e planejados, gerando um novo conjuntos de desafios para a administração pública
CONTINUA...ROLAM OS CRÉDITOS.